DISC - A Origem:

A teoria DISC é a base de algumas das mais confiáveis ferramentas de assessment disponíveis no mercado.

Estas ferramentas se utilizam dos conceitos trazidos no livro As Emoções das Pessoas Normais, representados pelas letras D, I, S e C.

O DISC não é sinônimo de ferramentas de assessment, apenas um dos tipos disponíveis no mercado, sendo provavelmente a ferramenta de análise de perfil comportamental mais utilizada no mundo dos negócios, no mundo todo.

Ao estudar o DISC, muito importante entender que a finalidade do modelo comportamental é possibilitar um relacionamento ganha-ganha, e não manipular ou rotular pessoas.

Todo mundo tem o potencial para ser um vencedor. Um padrão comportamental não é melhor do que outro.

Consideramos de grande valia uma pessoa descobrir qual o seu estilo comportamental DISC natural, pois viver em alinhamento com ele irá aumentar as chances de sucesso na vida pessoal e profissional.

Viver de maneira contrária ao próprio estilo comportamental irá provavelmente diminuir sua energia, embora seja possível ou até recomendável, em algumas situações, se adaptar a outro estilo comportamental.

Importante: O sucesso vem quando fazemos as coisas naturalmente, e uma das formas de crescermos como pessoas é o aprendizado de nos adaptarmos a padrões comportamentais que não nos são naturais.

D = Dominância

Indica como você lida com problemas e desafios. Os principais descritores são: competitivo, decidido, direto, orientado para resultados.
EMOÇÃO: RAIVA


I = Influência

Indica como você lida com pessoas e as influencias. Os principais descritores são: confiante, inspirador, otimista, popular, sociável, confia nos outros.
EMOÇÃO: OTIMISMO


S = Estabilidade

Indica como você lida com mudanças e estabelece o seu ritmo. Os principais descritores são: agradável, bom ouvinte paciente, sincero, constante, membro de equipe, estável.
EMOÇÃO: NÃO DEMONSTRAR EMOÇÕES


C = Conformidade

Indica como você lida com regras e procedimentos estabelecidos por outros. Os principais descritores são: preciso, analítico, perfeccionista, cuidadoso e minucioso.
EMOÇÃO: MEDO

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ALPHA - A Origem:

Pesquisa realizada por Kate Ludeman, PhD & Eddie Erlandson , MD que foi publicada no livro: A SÍNDROME DO MACHO ALFA

O mundo dos negócios é o “habitat” natural dos machos alfa. Sejam eles verdadeiras lendas que dirigem grupos gigantes ou pessoas que dirigem pequenas empresas e pequenos serviços, sua potencialidade agressiva empurra as pessoas para a realização e para mudanças urgentes de forma que as fazem sentir intimidadas. Os machos alfa que são serem humanos bem equilibrados, em pleno comando das suas forças, são estimado pelos colegas, venerado pelos trabalhadores, e adorados por Wall Street. Mas outros machos alfa representam riscos organizacionais, e não são ativos. Inspiram medo e ressentimento no lugar de confiança e respeito o que muitas vezes culmina em onerosos problemas para as suas empresas. Na verdade, a própria expressão macho dominante vem se tornando um pejorativo na América, graças aos muitos casos, onde estes abusos passaram a gerar telenovelas e noticiários dramáticos.

OS QUATRO TIPOS ALFA

Todos os machos alfa são agressivos, competitivos e direcionados para alcançar os objetivos. Eles pensam grande, e atacam os seus objetivos com coragem, confiança e tenacidade. Mas cada um dos quatro tipos manifesta essas qualidades comuns de diferentes maneiras. Pense como se fossem especiarias que agregam sabor à receita básica do macho alfa. Compreender suas nuances lhe dará uma visão mais detalhada de si mesmo e dos machos alfa em torno de você, o que permite identificar pontos fortes e corrigir os riscos que você precisa resolver. Com essa visão mais detalhada você pode adotar uma ação mais específica, tal como um médico pode adotar um melhor tratamento, se souber exatamente o tipo de infecção do paciente e não estiver baseado apenas em um diagnóstico geral.

Aqui está um breve resumo de cada tipo de características primárias de comportamento:

Os Comandantes:

Intensos, líderes com muito magnetismo, que definem o tom, mobilizam equipes, e energizam com ação decisiva, com paixão, sem necessariamente se emaranhar nos detalhes.Os Comandantes assumem o cargo e indicam o caminho, empurrando as pessoas arduamente para conseguir seus objetivos, mas podem conduzir tão fortemente e atropelar outros como verdadeiros tratores.

Os Visionários

Curiosos, expansivos, intuitivos, inspiradores, e orientados para o futuro, eles vêem possibilidades e oportunidades que outros, muitas vezes, julgam impraticáveis ou improváveis. Alimentados por uma imaginação fértil, os visionários conduzem com paixão e entusiasmo - mas, às vezes ignoram a realidade, assumindo excessivamente as tarefas e levando sua equipe ao longo de um precipício.

Os Estrategistas:

Metódicos, sistemáticos, pensadores que se baseiam em dados e fatos, possuem um excelente senso e olhar aguçado para padrões e problemas. Os Estrategistas fazem uma abordagem armados com os dados e excepcionais poderes da razão e análise - mas eles podem ser egocêntricos e se apaixonarem por seu brilho próprio e deixar de ouvir os outros.

Os Executores

Incansáveis e bem orientados, que avançam com olho nos pormenores, disciplina implacável, e desejosos de fiscalização, mantendo todos com responsabilidade, incluindo a si mesmos. Executores são mestres na estrutura e gestão de projetos -- mas eles podem ser considerados malucos cujo micro –gerenciamento cria bloqueios e paralisa o andamento do processo.
Você poderia dizer que todos os seres humanos podem enquadrar-se numa dessas quatro categorias, e não apenas os machos alfa. Até certo ponto isso é verdade, mas a nossa preocupação com os Alfas e que eles agregam aos quatro tipos um excesso de agressividade, uma persistência enérgica e uma competitividade que os diferenciam da humanidade. Este conjunto de características foi o que nos levou a utilizar o termo síndrome de macho dominante.

É importante notar que os tipos não são mutuamente exclusivos. Embora praticamente todos os alfa tem uma posição dominante tipo PG, ele ou ela terá um ou dois padrões secundários também. Assim, por exemplo, um Visionário Alfa pode também ter fortes tendências de Estrategista, enquanto outro pode ter características de Visionário e traços secundários das características de Executor. Os dados do nosso estudo o Assessment Alfa confirma a observação de que os Alfas exibem as qualidades de um tipo, mas também possuem características dos outros três, em graus variados. Apesar de cada tipo ser estatisticamente único, há aproximadamente 20 por cento de correlação entre eles.

Citando nós mesmos como exemplo, somos ambos Visionários Alfa, mas Eddie tem fortes armas secundárias como Comandante e como Estrategista, enquanto Kate tem vários traços de Executor. Ambos temos grande e expansivas idéias, mas Kate vai oferecer comentários práticos sobre a aplicação dos desafios para justificar seu ponto de vista, e ela vai persistir até que ela possa encerrar a discussão. Quando Eddie deseja que seja da sua maneira, ele primeiro usa charme e humor para inspirar apoio, antes de apresentar os dados, ele apela para as emoções, descrevendo o impacto que a sua idéia causará nas outras pessoas.
Em nossa experiência, os líderes Alfa mais eficazes são aqueles que combinam elementos funcionais de mais de um tipo - ou que são inteligentes o suficiente para buscar em si mesmos em associações que acrescentam os pontos fortes de outros tipos à mistura.

Por exemplo, veja como os quatro tipos enxergam uma determinada questão:

Comandante: O trabalho precisa de alguém que assuma a responsabilidade e siga em frente.
Visionário: Eu vejo uma grande possibilidade à espera de ser revelada e que surpreenderá.
Estrategista: O potencial de oportunidades e riscos devem ser analisados e resolvidos.
Executor: Fazer isto exige estrutura e controle.



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VIA A Origem

Em 1998, o Dr. Neal Mayerson, Presidente da Fundação Manuel D. e Rhoda Mayerson e um psicólogo clínico, firmaram uma parceria com o Dr. Martin Seligman, renomado pesquisador, acadêmico e autor para explorar o campo recém-formado da Psicologia Positiva. Ao usar a ciência social para explorar o que há de melhor sobre os seres humanos, eles descobriram que um fator fundamental na ciência da Psicologia Positiva é o caráter; especificamente, as características que definem o que é melhor sobre as pessoas.

Em 2001, o VIA Institute on Character foi estabelecido como uma organização sem fins lucrativos para promover a ciência e a prática do caráter e para encher o mundo com maior virtude (mais sabedoria, coragem, humanidade, justiça, temperança e transcendência). Através do apoio da Fundação Mayerson e da liderança do Dr. Seligman e do Dr. Chris Peterson, a Classificação VIA de Forças de Caráter, bem como a publicação marcante "Forças e Virtudes do Personagem" (manual da VIA), foram escritas. Após a sua publicação, foi saudada como a "espinha dorsal da Psicologia Positiva".

Quando a classificação VIA foi concluída, um novo teste de força pessoal inovador, o VIA Survey, foi projetado especificamente para medir essas forças de 24 caracteres em indivíduos. Desde a sua criação, o VIA Survey foi, e ainda é oferecido, gratuitamente pelo Instituto VIA, para que todos os indivíduos no mundo possam "conhecer seus 24" e usar essas informações para levar vidas mais felizes e prósperas.

Faça seu assessment VIA (free) aqui:


Por que preciso saber minhas forças de caráter?

Conhecer os pontos fortes do seu personagem não é apenas uma informação interessante. Quando habilmente aplicadas, as forças dos personagens podem ter um impacto positivo significativo em sua vida. Pesquisas mostram que usar os pontos fortes de seu personagem pode ajudá-lo:

- Gerenciar e superar problemas
- Melhore seus relacionamentos
- Maior Engajamento nas atividades
- Melhore a saúde e o bem-estar geral



VIA Institute on Character
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